Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Cuidados de limpeza

Ter uma rotina de limpeza de casa de banho certamente fará a diferença na longevidade dos equipamentos sanitários. Se não dispensa regularmente tempo para esta tarefa, repense essa decisão. Uma cuidada limpeza e higienização não só eliminará a existência de germes e bactérias como prevenirá a formação de calcário e sujidade.


Sanitários (
Cerâmicos)

Os produtos cerâmicos Sanindusa são fabricados em Vitreous China ou Fire Clay que resultam duma mistura de mateiras primas 100% naturais com propriedades antibacterianas. A cerâmica vidrada é muito resistente e a sua superfície lisa é fácil de manter. Uma esponja macia e um sabão ou detergente neutro são suficientes para lavar. Enxaguar com água limpa e secar com um pano seco e macio contribui para um acabamento brilhante e sem manchas.

Os riscos ou arranhões provocados por objetos metálicos podem ser facilmente removidos com o auxílio de um esfregão macio e detergente, sem danificar a vidragem da peça.

A sanita requer uma atenção especial já que é mais suscetível à propagação de microrganismos nocivos. Não é necessária a utilização de um detergente caro. O vinagre, por exemplo, é um excelente aliado já que pode dissolver o calcário, eliminar bactérias e dissipar odores desagradáveis.


Sanitas com sistema Rimflush
Esta tipologia de sanitas são uma opção prática em matéria de limpeza. A ausência de aro fechado permite o acesso facilitado às chamadas zonas difíceis da sanita, garantindo assim uma melhoria significativa ao nível da higiene. Além disso, por serem totalmente vidradas evitam a acumulação de resíduos e germes nas cavidades.

TAMPOS

Para uma correta limpeza dos tampos de sanita, bidé ou urinol basta utilizar água e uma solução de detergente neutro. No final, as dobradiças devem ser secas com o auxílio de um pano seco. Os tampos em duroplast oferecem uma proteção antibacteriana permanente, graças a uma substância incorporada na matéria-prima que impede o desenvolvimento de bactérias e que dura ao longo da vida útil da peça.


Torneiras

Uma correta limpeza das torneiras permite aumentar a sua durabilidade e assegurar uma boa prestação. As superfícies cromadas são resistentes e duráveis. O calcário é um dos seus maiores inimigos e para eliminar as manchas e os resíduos por ele provocados recomenda-se a limpeza periódica com água, sabão neutro e um pano macio. Para um acabamento perfeito limpar com a ajuda de um pano suave e seco ou com um pano de camurça. Produtos abrasivos, seja em creme ou líquido, nem mesmo os utilizados habitualmente para dar brilho a objetos domésticos de metal, são totalmente desaconselhados. Os esfregões [quer sejam em aço, alumínio ou materiais sintéticos] assim como as esponjas artificiais são absolutamente contraindicados.

O acabamento cromado é altamente sensível a produtos químicos. Detergentes que contenham ácido acético, ácido clorídrico, ácido fórmico ou lixívia de cloro não devem ser utilizados na manutenção destes equipamentos.

As torneiras em dourado ou outras cores devem respeitar os mesmos cuidados de limpeza utilizados para os cromados.

Se ainda assim o calcário resistir, existem no mercado produtos à base de ácido cítrico que são eficientes na sua remoção e completamente seguros na sua utilização.

As torneiras com sensor são uma ótima solução pois satisfazem as mais elevadas exigências de higiene e conforto do utilizador. Evitam o contato manual e a consequente proliferação de microrganismos. Assim contribuem para uma higienização eficiente já para não falar das manchas que são praticamente inexistentes.

Bases de Duche e Banheiras (Acrílico)

Os produtos em acrílico são extremamente fáceis de limpar, contudo há que ter em atenção os produtos utilizados. Não são recomendados detergentes abrasivos ou esfregões pois podem afetar o brilho e tornar as superfícies baças. Por outro lado, as fórmulas com oxigénio ativo eliminam a sujidade, garantindo uma limpeza e desinfeção perfeitas. Atendendo à presença de componentes cromados nas banheiras e bases de duche, como injetores ou válvulas, o uso do tradicional sabão neutro com um pano ou esponja macia são o mais aconselhável. No final cada utilização recomenda-se a lavagem com água abundante de forma a evitar vestígios de sujidade e calcário.

Divisórias (vidro Temperado)

As divisórias ou resguardos de duche em vidro temperado oferecem durabilidade e um brilho inconfundível. Após cada utilização deve enxaguar os painéis com água evitando assim a acumulação de manchas originadas pelo calcário ou pelos resíduos dos produtos de banho. Recomenda-se ainda a passagem de um rodo com borracha, próprio para a limpeza de vidros, para eliminar as gotas de água remanescentes e todos os vestígios de sujidade.

Esta ação não substitui a limpeza regular com água, sabão ou detergente neutro. São desaconcelhados o uso de lâminas ou objetos pontiagudos que possam riscar ou danificar as superfícies.


MÓVEIS
A limpeza dos móveis deve ser ajustada de acordo com a tipologia de material dos móveis
As dicas que se seguem têm em consideração esse fator por forma a adequar os procedimentos de limpeza para não danificar as superfícies e para evitar o uso indevido de substâncias de limpeza não apropriadas.

Superfícies Lacadas
Para a manutenção e limpeza periódicas é suficiente a passagem de um pano ligeiramente humedecido com água. Para um acabamento perfeito é recomendável a secagem de toda a superfície com um pano seco. Devem evitar-se o contato direto com objetos quentes.

Superfícies em Madeira Natural
As madeiras e os folheados são materiais naturais e por isso suscetíveis a variações de veio e tonalidade. Ambos são sensíveis à humidade, pelo que todos os líquidos em contato devem ser limpos de imediato.
Na limpeza devem ser usados somente um pano macio e ligeiramente húmido. A este poderá juntar-se o sabão neutro para a remoção de manchas difíceis.

Superfícies Metálicas
Neste tipo de móveis é importante não deixar acumular resíduos de calcário e/ou sabonete. Na sua limpeza é aconselhado um pano macio molhado com água morna e detergente neutro. Para um acabamento perfeito deve secar com um pano suave ou com um pano de camurça.

Em nenhuma das superfícies recomendamos a utilização de esponjas de aço ou produtos de limpeza que contenham álcool, ácido, abrasivos ou agentes corrosivos. O uso de qualquer produto ou substância de limpeza proibido poderá danificar a superfície do mobiliário.