Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Projetos

WASHONE

O projeto WashOne visa a conceção, o desenvolvimento técnico, a prototipagem e a validação final de uma sanita inovadora integrando múltiplas funções, das quais se destacam o sistema washlet, o sistema de armazenamento e descarga de água integrado e o sistema de separação de urinas. Todas as soluções serão estudadas e desenvolvidas numa ótica de conforto, higiene e sustentabilidade, visando aspetos essenciais relacionados não apenas com a higiene pessoal, mas também com o uso eficiente dos recursos.

Este projeto em copromoção foi cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional COMPETE 2020, sendo apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos em Copromoção.

O consórcio promotor é constituído pelas empresas SANINDUSA, OLI e EVOLEO Services e pelas entidades não empresariais, Universidade de Aveiro, ITECONS, Universidade de Coimbra e a ANQUIP.

 


 




GLASERFIX - Reparação Localizada de Vidrados Sanitários


O projeto GLASERFIX propõe-se um método alternativo à recozedura para a reparação de defeitos em vidrados sanitários recorrendo à fusão localizada de misturas de composição adequada com um laser de CO2 em conjugação com outras fontes de aquecimento mais difuso (ex. lâmpadas de I.V.). Esta metodologia permite controlar as temperaturas, velocidades de arrefecimento e gradientes de temperatura evitando as tensões térmicas excessivas que têm comprometido esta solução. O projeto culminará com a avaliação de um protótipo ecoeficiente de fácil manuseamento para reparação de cerâmicos vidrados em ambiente industrial, que será devidamente parametrizado. Finalmente serão conduzidos ensaios industriais de validação da solução e condições de funcionalidade.

Este projeto em copromoção foi cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional COMPETE 2020.

O consórcio promotor é constituído pelas empresas Sanindusa, Indústria de Sanitários, S.A., Maio, Carmo & Martins Lda., CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e pela Universidade de Aveiro.

Projetos cofinanciados