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Projetos

WASHONE

O projeto WashOne visa a conceção, o desenvolvimento técnico, a prototipagem e a validação final de uma sanita inovadora integrando múltiplas funções, das quais se destacam o sistema washlet, o sistema de armazenamento e descarga de água integrado e o sistema de separação de urinas. Todas as soluções serão estudadas e desenvolvidas numa ótica de conforto, higiene e sustentabilidade, visando aspetos essenciais relacionados não apenas com a higiene pessoal, mas também com o uso eficiente dos recursos.

Este projeto em copromoção foi cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional COMPETE 2020, sendo apoiado pela ANI através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Projetos em Copromoção.

O consórcio promotor é constituído pelas empresas SANINDUSA, OLI e EVOLEO Services e pelas entidades não empresariais, Universidade de Aveiro, ITECONS, Universidade de Coimbra e a ANQUIP.





GLASERFIX - Reparação Localizada de Vidrados Sanitários


O projeto GLASERFIX propõe-se um método alternativo à recozedura para a reparação de defeitos em vidrados sanitários recorrendo à fusão localizada de misturas de composição adequada com um laser de CO2 em conjugação com outras fontes de aquecimento mais difuso (ex. lâmpadas de I.V.). Esta metodologia permite controlar as temperaturas, velocidades de arrefecimento e gradientes de temperatura evitando as tensões térmicas excessivas que têm comprometido esta solução. O projeto culminará com a avaliação de um protótipo ecoeficiente de fácil manuseamento para reparação de cerâmicos vidrados em ambiente industrial, que será devidamente parametrizado. Finalmente serão conduzidos ensaios industriais de validação da solução e condições de funcionalidade.

Este projeto em copromoção foi cofinanciado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional COMPETE 2020.

O consórcio promotor é constituído pelas empresas Sanindusa, Indústria de Sanitários, S.A., Maio, Carmo & Martins Lda., CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e pela Universidade de Aveiro.





PROJETOS AUTÓNOMOS DE FORMAÇÃO


Suportado nas áreas críticas de competitividade, o Plano de Formação que se propõe está estruturado nas áreas-chave consideradas pertinentes, tendo como objetivo global, o aumento da capacidade de gestão e de liderança, no desenvolvimento de competências que permita o desenvolvimento de práticas sustentáveis, a melhoria da eficiência, a adoção de práticas que conduzam a processos de mudança e inovação para o desenvolvimento de serviços e/ou produtos de alto valor, como fator de diferenciação e de estimulo à exportação.

Assim, este projeto tem como principal objetivo o aumento das competências e melhoria de desempenho dos colaboradores como fator de competitividade da empresa, o plano de formação permitirá ainda através do recurso a dinâmicas e metodologias atrativas, bem como a equipas de formadores de elevada experiência pedagógica e técnica, a captação da atenção do formando para a aprendizagem e para a sua atuação enquanto agente de mudança organizacional-



AGENDAS/ALIANÇAS VERDES PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL

ENTIDADE PROMOTORA - SANINDUSA, INDÚSTRIA DE SANITÁRIOS S.A.

DESCRIÇÃO DO PROJETO - AGENDAS/ALIANÇAS VERDES PARA A INOVAÇÃO EMPRESARIAL
EcoCerâmica e Cristalaria de Portugal - Proposta integradora e transversal para os setores da Cerâmica e da Cristalaria, orientada para os seus fatores críticos de competitividade e visando uma melhoria do posicionamento internacional. Com foco em 4 áreas temáticas centrais – sustentabilidade energética, economia circular e simbioses industriais, transição digital e capacitação – aposta no desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços de elevado valor acrescentado, assente em novos modelos de organização industrial transetorial, assegurando deste modo uma progressão na cadeia de valor internacional e foco em atividades de maior valor acrescentado.

OBJETIVO
Aumentar a competitividade da Cerâmica e Cristalaria nacional, assente em fatores de inovação, diferenciação e de uma forte dinâmica colaborativa e investimento em inovação ao longo dos diversos segmentos da cadeia de valor do setor, suportado na melhoria da qualificação dos seus ativos.

INVESTIMENTO
9 443 478,75€